Roque da Cunha, que pertenceu à direcção de Marques Mendes, era dado como candidato em Oeiras, mas hoje será confirmado como cabeça de lista social-democrata na Amadora. Entrentanto, o PSD continua sem escolher o opositor a Isaltino Morais.
Jorge Paulo Roque da Cunha é o nome escolhido pelo PSD para encabeçar a lista às eleições autárquicas na Amadora.
O nome do actual deputado municipal do PSD em Oeiras foi votado por unanimidade pela concelhia social-democrata da Amadora e deverá ser confirmado hoje à noite na reunião da Comissão alargada da distrital de Lisboa, presidida por Carlos Carreiras.
Roque da Cunha concorrerá contra o actual presidente da câmara, o socialista Joaquim Raposo, que se espera seja candidato a um terceiro mandato.
A escolha de Jorge Paulo, médico, ex-deputado e ex-secretário-geral adjunto quando Marques Mendes dirigia o partido, inviabiliza a possibilidade de ser o seu o nome escolhido pelo PSD para enfrentar Isaltino Morais, em Oeiras.
Desde sempre ligado a este município e mantendo-se até hoje como deputado municipal, Roque da Cunha esteve sempre activamente envolvido nas lutas contra Isaltino Morais e na denuncia pública das situações ilegais e irregulares que ocorreram na câmara de Oeiras, com Isaltino na presidência.
Recentemente, subscreveu, com outros militantes do PSD de Oeiras, duas cartas dirigidas ao partido onde se afirma que a direcção da concelhia de Oeiras é «composta maioritariamente por apoiantes e colaboradores do movimento Isaltino Oeiras Mais à Frente» (IOMAF), que não têm «descansado nos esforços em prejudicar o PSD nas próximas eleições autárquicas, em benefício do movimento IOMAF».
Um dos exemplos apresentado é o do próprio presidente da concelhia local do PSD, Alexandre Luz, que foi recentemente nomeado, pelo Executivo municipal presidido por Isaltino Morais, para mais um cargo na autarquia: administrador da sociedade comercial Oeiras Primus.
«Como pode o PSD ter credibilidade no Concelho quando o Presidente da Comissão Politica da Secção de Oeiras é nomeado em vésperas de eleições autárquicas para cargos de confiança por proposta de Isaltino Morais?», pergunta o agora candidato à Amadora.
Oeiras sem candidato mas com vários pretendentes
O escolha do PSD para Oeiras continua, assim, em aberto. A sessão de Oeiras apresentou o nome de Pedro Simões – vereador eleito na lista do PSD nas ultimas eleições, mas que, ao contrário dos outros dois, aceitou pelouros de Isaltino Morais.
Segundo soube o SOL, este nome, porém, não reúne qualquer consenso nem na direcção do partido nem na distrital de Lisboa. Helena Lopes da Costa, que preside à outra secção local do PSD (Algés), está entretanto a posicionar-se, procurando apoios – sobretudo depois de se ter ficado a saber que Santana Lopes, o candidato a Lisboa de quem Helena Lopes da Costa foi vereadora, quer fazer uma lista «totalmente nova, sem nomes do passado», disse fonte social-democrata ao SOL.
A direcção do partido, no entanto, pode também não ver com bons olhos as pretensões de Lopes da Costa para a câmara de Oeiras. Teresa Zambujo, que perdeu as últimas eleições por apenas dois mil votos, mantém-se como uma forte hipótese.
A escolha do partido para Oeiras, ao que tudo indica, não será ainda discutida na reunião de hoje à noite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário